quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Guarulhos realizou encontro internacional de educação ambiental

Fonte: www.guarulhos.sp.gov.br - 11/08/2011 - 15:49

alt

Cerimônia de abertura foi no auditório da Faculdade Eniac

Na última quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, Guarulhos promoveu um encontro internacional de educação ambiental.

O evento aconteceu em locais diferentes: na Faculdade Eniac, no teatro Adamastor Centro e no parque City Las Vegas.

A atividade, denominada 4º Encontro Municipal de Educação Ambiental & Oficina – Workshop da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental rumo à Rio+20, trouxe como novidade nesta edição um workshop com a presença de palestrantes de vários países, entre eles, Moema Viezzer, cientista social fundadora da Rede Mulher de Educação que se tornou referência nacional e internacional em educação popular, de gênero, meio ambiente e educação ambiental, entre outros representantes dos Estados Unidos, Índia, África, Inglaterra, Equador, Filipinas, Bolívia, El Salvador e Chile.


O encontro foi realizado com a finalidade de promover discussões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio+20, que acontecerá em junho de 2012, vinte anos após o ciclo de conferências da ONU, Rio-92.

alt

Almeida recebeu o título de Prefeito Amigo do Meio Ambiente

A co-presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Pamela Puntenney, disse durante o encontro que o Brasil é um dos países que está na dianteira global dos assuntos ambientais por causa da preservação da Amazônia e da preocupação com suas reservas.

“Nos eventos internacionais percebemos que governantes de diversos países estão preocupados com as dimensões humanas dos impactos provenientes das mudanças climáticas. Esperamos que muitas vozes se levantem nessa luta. Esse é o desafio que está à nossa frente. Trabalhar em conjunto exige mais coragem dessa geração. Precisamos inovar; estamos no século 21 lutando com ferramentas do século 20. Esse encontro é uma oportunidade para estabelecermos novas estratégias e levarmos novas visões para nossos países. Não podemos esquecer de valorizar o trabalho de muitos que intercederam por esta causa antes de nós; pessoas que tiveram garra, coragem e lutaram pelo meio ambiente, em cujos ombros estamos de pé. Talentos e lideranças que nos beneficiaram de forma planetária.”

Destaque no encontro, o prefeito Sebastião Almeida foi homenageado pelo Instituto Ambiental Brasil (IAB) com o título de Prefeito Amigo do Meio Ambiente, entregue pelo diretor da entidade, Agamenon Nascimento. Na oportunidade, Almeida afirmou que a intersetorialidade é fundamental, pois a resolução dos problemas depende do empenho coletivo. “Ninguém resolverá os problemas ambientais sozinho. A mudança do mundo começa em cada um de nós. Esse é o desafio. Exige esforço e mudança de comportamento. As mudanças vão acontecer quando cada cidadão adotar uma postura consciente. Antes de tudo é necessário sonhar, acreditar e lutar por um mundo melhor.”

Para o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, a ação local tem importância global. “O compromisso do município com a qualidade de vida se reflete na articulação com a sociedade global. É importante ter pessoas com sensibilidade para tratar as questões sociais e ambientais no poder, porque isso viabiliza a transformação dos desafios ambientais.”A coordenadora geral da 1ª Jornada de Educação Ambiental, Moema Viezzer, disse que o diálogo de pessoas de diversos países deve ser enraizado na cultura local, para posteriormente avaliar se os fóruns e debates estão formando cidadãos “ecoeducados”.

“É fundamental discutir os temas ambientais no município para implementar mudanças efetivas e para qualificar a consulta pública que instituirá a política municipal de educação ambiental”, ressaltou Mônica Simons, membro da Secretaria Executiva da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental.

Na oportunidade foi realizado o lançamento da Cartilha de Cidadania Socioambiental, material pedagógico produzido por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, o Instituto Ambiental Brasil e várias empresas. Mais de 200 mil exemplares com conteúdo educacional voltado para a família serão disponibilizados com a finalidade de transformar pais e filhos em agentes transformadores de uma sociedade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário