terça-feira, 2 de agosto de 2011

Guarulhos realizara o 4º Encontro dos Povos Indígenas. Confira a programação:


Atualmente a questão indígena tem ganhado destaque na grande mídia, seja para ressaltar uma visão romântica construída durante a colônia, ou para demonstrar a degradação cultural destes povos na atualidade. Na cidade de Guarulhos há outro fenômeno social importante. Hoje reconhecido pela FUNAI contamos com uma população de cerca de 305 indígenas de várias etnias, porém, segundo o IBGE esse número é bem maior.

Diante desse quadro torna-se fundamental ampliar os espaços de participação do índio que vive nas cidades, adotar medidas que reduzam o preconceito contra esses povos, incentivar o conhecimento da cultura indígena, promover exposições e garantir direitos.

Nesta perspectiva no dia 19 de abril de 2011, Dia do Ìndio, o Chefe de Gabinete do Governo Municipal o Sr Rafael Paredes, durante encontro realizado no Paço Municipal com membros das etnias Tupi-guarani, Pankararé e Pataxó da Associação Arte Nativa Indígena de Guarulhos, anunciou que o Centro de Educação Ambiental do Parque City Las Vegas será o Centro de Referência Indígena de Guarulhos.

O reconhecimento do poder público municipal da importância de preservar a cultura dos povos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos, resultou na cessão de um espaço público que constitui um marco fundamental para o avanço das políticas públicas para esses povos.

Ainda como parte do projeto será construída uma “Oca” no mesmo Parque, entendemos que a sua construção constituirá em marco fundamental para a continuidade das diversas atividades já desenvolvidas na cidade, seja como espaço de divulgação do artesanato e cultura indígenas, bem como, espaço de visitação para a população não-índia, promovendo a diversidade cultural como conceito de integração.

Texto: Maurício Pinheiro (Historiador)

Confira a programação da 2ª Semana dos Povos Indígenas da Educação e 4º Encontro dos Povos Indígenas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário